quinta-feira, 21 de abril de 2011

Suzana-dos-olhos-negros (Thumbergia alata )

           

            Essa trepadeira felizmente está voltando aos Gardens Centers e floriculturas no Brasil. Antes só encontradas em envelopes de sementes, esta acanthacea é originária da África do Sul e infelizmente considerada planta invasora pelos brasileiros. Cultivada intensamente por europeus e americanos que a melhoraram geneticamente,  criando dezenas de cores que vão desde o vermelho vibrante até as brancas e bicolores. Em vasos com pequenas estruturas, como treliças, arquinhos e tutores, esta trepadeira ganha um charme a parte, tanto pela rusticidade quanto pelo intenso florescimento tornando seu cultivo uma excelente opção para jardins em todo o Brasil. Cobre rapidamente essas estruturas e também pergolados e outras estruturas e objetos indesejados.


            É uma trepadeira de aparência delicada, volúvel, anual e semi-herbácea. Tem folhas cordiformes sagitadas e cobertas por pelos.
            Deve ser cultivada a pleno sol, mas auxiliadas por tutores, pois ttem ramos muito delgados e, apesar de não serem exigentes em relação ao solo, podem receber uma adubação a cada quinze dias com npk solúvel 04-14-08 para intensificar a florada. Apesar de ser perene, pode ser cultivada como anual e sua propagação é feita por sementes e por mudas que nascem espontaneamente ao redor da planta mãe.


            Também é conhecida como amarelinha, olho-preto, cu-demulata, cipó-africano, bunda-de-negro, maria-sem-vergonha, jasmim-da-itália, bunda-de-mulata, olho-de-poeta, cu-de-cachorro, carólia, jasmim-sombra, erva-cabrita, erva-de-cabrita.
            A nossa, exuberante como mostrada aqui nas fotos, nos foi dada de presente pelas amigas Isabel e Maria. Plantada numa cerca de arame farpado, no caminho de acesso próximo à entrada da Quinta, tornou-se uma atração pela cor e quantidade de flores. São muitos os amigos que nos pedem mudas.


11 comentários:

  1. Linda, mas por aqui ela é cultivada como anual, não suporta o frio. Uma pena !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende do local, aqui no sul de Minas já esta com dois anos, e aqui costuma gear, mas esta protegida dos ventos.

      Excluir
  2. me doe uma muda se possivel for me passe seu e-mail ?

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho muda dela albina. O problema é que as sementes não germinam onde eu coloco e sim onde bem entendem. De vez em quando encontro mudas em terrenos baldios, mas nunca vejo sementes. Se arranco a planta ela não aguenta e morre. Vocês tem sementes para vender ou gostariam de trocar pela semente da albina

    ResponderExcluir
  4. OLÁ EDUARDO E MURILO,

    Como posso adquirir uma muda dessa planta (thumbergia dos olhos negros)? Já tentei plantar a semente dessa planta e a mesma não germinou. Tem como vocês enviarem para mim uma muda dessa planta? Não sou de São Paulo, sou de Minas Gerais. Meu email é fcavalcante7@yahoo.com.br. Se puder, enviem a resposta para meu email.

    Grata,
    Flávia

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde a todos! Resido em Teresópolis, no estado do Rio de Janeiro e não encontro mudas desta planta em lugar algum. Somente da amarelinha e da azul, as quais eu já possuo. Por favor, alguém poderia me informar onde e como eu poderia encomendar e adquirir mudas?Desde já obrigado.

    ResponderExcluir
  6. Como faço para germinar as sementes da Susana dos olhos negros... Já comprei por 2 vezes as sementes e não germinaram...Me deem dicas,por favor!!

    ResponderExcluir
  7. Penso que as sementes não suportam longo tempo guardadas. Percebi que nascem quando são plantadas imediatamente após estarem prontas (não muito secas). Tenho variedades amarela e laranja. Também uma branca, sem o fundo preto. Estou em busca de outras cores, como pink, branca com fundo preto e variedades coloridas.

    ResponderExcluir
  8. são lindas pode me vender ou dá uma muda eu paga o fretes obrigado

    ResponderExcluir
  9. Bom dia!!! Tenho a variedade amarela, laranja, telha e branca. Vocês sabem onde posso adquirir a vermelha e rosa??? Obrigada!!!

    ResponderExcluir