quinta-feira, 21 de abril de 2011

Suzana-dos-olhos-negros (Thumbergia alata )

           

            Essa trepadeira felizmente está voltando aos Gardens Centers e floriculturas no Brasil. Antes só encontradas em envelopes de sementes, esta acanthacea é originária da África do Sul e infelizmente considerada planta invasora pelos brasileiros. Cultivada intensamente por europeus e americanos que a melhoraram geneticamente,  criando dezenas de cores que vão desde o vermelho vibrante até as brancas e bicolores. Em vasos com pequenas estruturas, como treliças, arquinhos e tutores, esta trepadeira ganha um charme a parte, tanto pela rusticidade quanto pelo intenso florescimento tornando seu cultivo uma excelente opção para jardins em todo o Brasil. Cobre rapidamente essas estruturas e também pergolados e outras estruturas e objetos indesejados.


            É uma trepadeira de aparência delicada, volúvel, anual e semi-herbácea. Tem folhas cordiformes sagitadas e cobertas por pelos.
            Deve ser cultivada a pleno sol, mas auxiliadas por tutores, pois ttem ramos muito delgados e, apesar de não serem exigentes em relação ao solo, podem receber uma adubação a cada quinze dias com npk solúvel 04-14-08 para intensificar a florada. Apesar de ser perene, pode ser cultivada como anual e sua propagação é feita por sementes e por mudas que nascem espontaneamente ao redor da planta mãe.


            Também é conhecida como amarelinha, olho-preto, cu-demulata, cipó-africano, bunda-de-negro, maria-sem-vergonha, jasmim-da-itália, bunda-de-mulata, olho-de-poeta, cu-de-cachorro, carólia, jasmim-sombra, erva-cabrita, erva-de-cabrita.
            A nossa, exuberante como mostrada aqui nas fotos, nos foi dada de presente pelas amigas Isabel e Maria. Plantada numa cerca de arame farpado, no caminho de acesso próximo à entrada da Quinta, tornou-se uma atração pela cor e quantidade de flores. São muitos os amigos que nos pedem mudas.


6 comentários:

  1. Linda, mas por aqui ela é cultivada como anual, não suporta o frio. Uma pena !!

    ResponderExcluir
  2. me doe uma muda se possivel for me passe seu e-mail ?

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho muda dela albina. O problema é que as sementes não germinam onde eu coloco e sim onde bem entendem. De vez em quando encontro mudas em terrenos baldios, mas nunca vejo sementes. Se arranco a planta ela não aguenta e morre. Vocês tem sementes para vender ou gostariam de trocar pela semente da albina

    ResponderExcluir
  4. OLÁ EDUARDO E MURILO,

    Como posso adquirir uma muda dessa planta (thumbergia dos olhos negros)? Já tentei plantar a semente dessa planta e a mesma não germinou. Tem como vocês enviarem para mim uma muda dessa planta? Não sou de São Paulo, sou de Minas Gerais. Meu email é fcavalcante7@yahoo.com.br. Se puder, enviem a resposta para meu email.

    Grata,
    Flávia

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde a todos! Resido em Teresópolis, no estado do Rio de Janeiro e não encontro mudas desta planta em lugar algum. Somente da amarelinha e da azul, as quais eu já possuo. Por favor, alguém poderia me informar onde e como eu poderia encomendar e adquirir mudas?Desde já obrigado.

    ResponderExcluir