quinta-feira, 14 de abril de 2011

Taioba gigante (Xanthosoma sagittifolium)




             Me lembro do nosso espanto quando encontramos essa planta num viveiro de plantas pr ximo à São Paulo.
              O Murilo tanto insistiu que conseguiu que nos vendessem uma das pequenas mudas que estavam brotando ao lado daquele gigante de quase três metros de altura e folhas que davam para cobrir um carro! Primeiramente essa muda foi plantada em Santa Catarina, onde cresceu e forneceu mudas para muitos amigos. Depois, com a aquisição da Quinta do Brejo, trouxemos mudas para cá, plantando-as numa várzea próximas ao riacho.Enquanto víamos as mudas de nossos amigos crescerem rapidamente, atingindo grande porte, as nossas após um ano definhavam. Só quando as replantamos sob as mangueiras, em solo menos encharcado, começaram a desenvolver muitorapidamente. Hoje, após cinco meses, já estão com 2 metros de altura.


           De grande beleza, a Orelha-de-elefante-gigante, como também é conhecida, é  uma arácea originária da América Tropical e presença obrigatória em jardins de estilo tropical em todo o mundo. Ganhou fama e destaque nos jardins de Burle Marx, e belos exemplares podem ser vistos no seu sítio no Rio de Janeiro.
           De grande porte, com a idade chega a desenvolver um tronco com até 1 metro de altura e,  as enormes folhas membranácea de cor verde clara e nervuras aparentes na face de cima e verde acinzentada e cerosa na parte inferior são o grande atrativo ornamental da espécie. A lâmina inteira das folhas pode passar de 1.20 m de comprimento e são sustentadas por longos pecíolos de até 90 cm, mas para que a espécie consiga alcançar sua medida máxima, deve-se eliminar as brotações laterais e manter a planta solitária e se possível em local amplo e aberto.
As inflorescências são eretas e surgem no centro da planta, uma espata branco-amarelada de 28- 32 cm de comprimento.
           Deve ser cultivada a sol pleno ou meia sombra, em solos rico em matéria orgânica e mantido úmido, não tolerando geadas.
           É ideal para ser utilizada como elemento isolado ou em maciços em grandes jardins e parques e a multiplicação é feita através das brotações laterais.
          Outros nomes populares são: macabomangarásmangará-mirimmangaretomangarito,  taiá ou yautia,