quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Falsa Hosta (Proiphys amboinensis)




              Planta bulbosa da família das Amaryllidaceas e nativa de florestas tropicais e regiões costeiras da Austrália e sudeste da Ásia, não é muito cultivada pelo mundo, apesar de sua indiscutível beleza.
              Muito confundida com as Hostas, essa planta apresenta folhas largas, reniformes, com nervuras profundas simetricamente curvadas, produzidas em longos pecíolos de até 75 cm de comprimento, tornando-as muito cobiçadas para jardins. As flores, brancas e perfumadas que são produzidas de outubro à dezembro,  aparecem em cachos em longos pecíolos acima da folhagem. São duradouras, abrindo-se em sucessão por longo período.

               Os frutos que se desenvolvem após a floração apresentam uma curiosidade: suas sementes podem desenvolver-se na própria planta, podendo ser destacadas e plantadas separadamente.
              Preferem regiões quentes e úmidas à sombra ou meia sombra, aguentando até sol pleno que deixa as folhas amareladas. O solo deve ser rico em matéria orgânica e bem drenado. É perene, mas em regiões mais frias pode perder as folhas no inverno.
              Mutiplica-se facilmente por divisão das touceiras, sementes ou pelas mudas que desenvolvem-se nos frutos, mas apresentam crescimento um pouco lento. Formam belos maciços no jardim, mas também prestam-se para o cultivo em vasos com pelo menos 10 cm de altura para uma boa acomodação das raízes.
              Muito resistente à pragas e doenças só deve-se ficar atento à lesmas.
              Também é conhecida como Lírio de Cardwell, Lírio de Natal, Lírio de Cristal ou Falsa Hosta.


10 comentários:

  1. Flor linda, nunca tinha visto!
    Adorei o blog de vcs, estao de parabens!

    http://chacrinharosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. nossa muito linda essa planta!!!!essa não tenho .bjs lindo blog....

    ResponderExcluir
  3. Olá, gostaria de saber se a Quinta do Brejo ainda existe (o último post de vcs é antigo), se é possível visitá-los e se vcs vendem mudas. Grata,

    ResponderExcluir
  4. Olá, adorei o blog! Conheça o meu sobre plantas também... http://diariodeumasementeira.blogspot.com.br/
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. pena que pararam de atualizar.. achei o blog ótimo!! parabéns pela iniciativa.. se puderem voltem a publicar, é muito bom!

    ResponderExcluir
  6. Essa eu tenho. O branco das flores é encantador.

    ResponderExcluir
  7. Em Vancouver, Canadá tem em quase todos os jardins

    ResponderExcluir
  8. como posso adquirir bulbo ,Alguem sabe como e onde posso comprar ?

    ResponderExcluir
  9. como posso adquirir Bulbo ? Alguém sabe como e onde ? da Lírio de Cardwell, Lírio de Natal, Lírio de Cristal ou Falsa Hosta.,são os nomes conhecidos da planta

    ResponderExcluir
  10. Tenho esta planta em Portugal e diziam-me que era um nardo. Vivo no Alentejo, os verões são muito quentes e por isso tenho-o à sombra para não queimar as folhas. Mas tem muita luz e dá sempre muita flor. Os invernos são também muito frios e perde as folhas. Gostei muito do vosso blogue e bem hajam pelo vosso trabalho.

    ResponderExcluir