segunda-feira, 30 de maio de 2011

Flor-de-Lótus (Nelumbo nucifera)



                 Considerada uma planta sagrada em toda Ásia, é símbolo de elevação e pureza espiritual no hinduísmo e no budismo.
                 Originária do Japão,  Filipinas , Índia e Austrália,  é uma herbácea aquática de crescimento vigoroso, com rizomas tuberosos que crescem no lodo dos lagos. Suas enormes folhas coriáceas de até 50 cm de diâmetro são arredondadas e  sustentadas acima da água por longos pecíolos espinhentos de até 1,50 metro de altura. No seu habitat natural é encontrada em cursos de água lentos e lagoas de água doce, vivendo a pouca profundidade.
                 Durante o verão surgem as magníficas flores de até 30 cm de diâmetro que, além de perfumadas, podem ser encontradas nas cores branca, amarela, rosa-mesclada e a tradicional cor de rosa, na forma simples ou dobrada em cultivares criadas pelo homem.


                 Após a florada, surgem os curiosos frutos em forma de chuveiro, que são furados e repletos de sementes comestíveis.  Seus rizomas também são consumidos e muito apreciados nos países orientais (chamados de renkon em japonês), assim como pétalas e folhas novas.
                 Aquática versátil pode ser cultivada em vasos dentro e fora da água, neste caso o vaso deve ser de médio a grande porte, preenchido até a metade com terra e completado com água. Para o controle de larvas de insetos pode-se colocar alguns peixes no vaso, como lebistes ou betas. Em lagos naturais deve-se tomar cuidado, pois torna-se invasiva, necessitando de podas constantes.

                Aprecia sol pleno e solos ricos em matéria orgânica, durante o outono e inverno entra em repouso vegetativo, voltando a rebrotar na primavera. A propagação é feita pela divisão da planta ou facilmente através de sementes, que podem germinar após 30 séculos!
              

12 comentários:

  1. eu gostaria muito de ter contato com vcs pq eu estou a procura da flor de lotos gostaria muito de usar uma flor desta em meu buque de casamento seria possível?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa flor dura 48 horas depois as pétalas caem. A única forma é vc plantar a raiz e casar entre dezembro e janeiro. Sério, muito difícil.

      Excluir
  2. vc vende semente ? tenho um lago e sou budista amo tudo isso , caso a resposta seja positiva -meu e´mail é moisafonseca@yahoo.com.br . deposito o valor mais ftrrte em sua conta vc me enviaria encheria meu coração de algria ! beijus moises fonseca e muita paz e bençãos !

    ResponderExcluir
  3. Bom dia
    Comprei algumas sementes de Lótus, gostaria de plantá-as em vasos. Os vasos devem ser sem furos, qual o substrato que devo usar. Caso queira transferir algumas para um açude pequeno como devo proceder.Gostaria de contato pra detalhes do cultivo OBG drlindolfo@zipmail.com.br

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de saber quanto tempo ela leva para a primeira floração?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vc plantar a raiz no meio do ano , em dezembro tem flores. Se plantar sementes, leva 6 anos

      Excluir
  5. A partir de sementes, minhas Lótus não demoraram mais do que um ano para florescerem. Crescem muito rápido, com atividade vegetativa elevada concentrada nos meses mais quentes - primavera e verão. Plantei-as em bacias de cimento devidamente impermeabilizadas por meio de produto facilmente encontrado no mercado de construção ("Vedacit", "Veda caixa d'água" etc.). Elas têm, aproximadamente, 1,20 m de diâmetro e não mais do que 35 cm de profundidade. Usei terra argilosa, acrescida de uma camada fina de areia de construção por cima a fim de minimizar o turvamento da água. As plantas vegetam "mergulhadas" em uma lâmina d'água com cerca de 4 cm de profundidade. É preciso mantê-las sob sol pleno, tomando o cuidado de nunca deixar secar o substrato. Bom cultivo!!!!

    ResponderExcluir
  6. Olá tenho um renkon que plantei em pote de sorvete e deixo ele dentro de um balde com água, mas essa água cria uma goama verde rápido e aí tenho que fazer trocas semanais, como posso minimizar isso e que tipo de adubo devo coloca? Será que meu espaço eh pequeno D+ para produção de flores?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisa de um vaso de 15 litros. Deixa 10cm de água sobre a terra. Não precisa mergulhar ele na água. Onde conseguiu o henkon? Me trouxeram da Argentina

      Excluir
  7. Olá tenho um renkon que plantei em pote de sorvete e deixo ele dentro de um balde com água, mas essa água cria uma goama verde rápido e aí tenho que fazer trocas semanais, como posso minimizar isso e que tipo de adubo devo coloca? Será que meu espaço eh pequeno D+ para produção de flores?

    ResponderExcluir
  8. Ola a minha lotus parou de nascer folhas,... está so os cabinhos como se fossem cebolinha. o que pode ser? poderia me ajudar???

    ResponderExcluir
  9. Gente boa noite, plantei minha lótus no começo de novembro de 2018, gostaria de saber depois de qnt tempo começam a surgir as flores?
    Obrigada

    ResponderExcluir