Décadas atrás este belo arbusto era visto em muitos jardins pelo Brasil mas, infelizmente, é outra planta que caiu em desuso.
Originário da Índia, China e sul e sudeste da Ásia, esse arbusto semi-lenhoso, muito ramificado, de galhos pendentes e cobertos por folhas alongadas, lanceoladas, verde-brilhantes e com nervuras marcantes, tem crescimento moderado, alcançando até 3 metros de altura. O verde intenso das folhas destaca as inflorescências também pendentes e que ficam repletas de flores brancas e perfumadas durante a primavera e verão, atraindo beija-flores e borboletas para o jardim. Suas sépalas são vermelhas e o fruto, quando maduro, torna-se negro, criando um efeito muito bonito.
Aprecia sol pleno ou meia sombra, solo rico em matéria orgânica mantido úmido, mas não encharcado. Pode ser cultivado em todo o Brasil, excetuando-se regiões sujeitas à geadas.
Usado em renques acompanhando muros e em agrupamentos o seu efeito ornamental é belíssimo, mas como elemento isolado em canteiros ou vasos as inflorescências pendentes ganham um destaque especial.
A planta pode ser atacada por formigas cortadeiras, por isso é recomendado manter vigilância constante.
Sua propagação é feita através de estacas no final do inverno.
Em inglês é chamada Nodding Clerodendron ou Bridal's Veil (Véu de Noiva) sendo, inclusive usada em buquês de noiva.
Maravilhoso!
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirA chacara ainda existe?
ResponderExcluirQuero comprar muda de clerodendro branco
Boa noite. Onde encontro e como comprar mudas de clerodendrun branco?
ResponderExcluir