quinta-feira, 14 de abril de 2011

Taioba gigante (Xanthosoma sagittifolium)




             Me lembro do nosso espanto quando encontramos essa planta num viveiro de plantas pr ximo à São Paulo.
              O Murilo tanto insistiu que conseguiu que nos vendessem uma das pequenas mudas que estavam brotando ao lado daquele gigante de quase três metros de altura e folhas que davam para cobrir um carro! Primeiramente essa muda foi plantada em Santa Catarina, onde cresceu e forneceu mudas para muitos amigos. Depois, com a aquisição da Quinta do Brejo, trouxemos mudas para cá, plantando-as numa várzea próximas ao riacho.Enquanto víamos as mudas de nossos amigos crescerem rapidamente, atingindo grande porte, as nossas após um ano definhavam. Só quando as replantamos sob as mangueiras, em solo menos encharcado, começaram a desenvolver muitorapidamente. Hoje, após cinco meses, já estão com 2 metros de altura.


           De grande beleza, a Orelha-de-elefante-gigante, como também é conhecida, é  uma arácea originária da América Tropical e presença obrigatória em jardins de estilo tropical em todo o mundo. Ganhou fama e destaque nos jardins de Burle Marx, e belos exemplares podem ser vistos no seu sítio no Rio de Janeiro.
           De grande porte, com a idade chega a desenvolver um tronco com até 1 metro de altura e,  as enormes folhas membranácea de cor verde clara e nervuras aparentes na face de cima e verde acinzentada e cerosa na parte inferior são o grande atrativo ornamental da espécie. A lâmina inteira das folhas pode passar de 1.20 m de comprimento e são sustentadas por longos pecíolos de até 90 cm, mas para que a espécie consiga alcançar sua medida máxima, deve-se eliminar as brotações laterais e manter a planta solitária e se possível em local amplo e aberto.
As inflorescências são eretas e surgem no centro da planta, uma espata branco-amarelada de 28- 32 cm de comprimento.
           Deve ser cultivada a sol pleno ou meia sombra, em solos rico em matéria orgânica e mantido úmido, não tolerando geadas.
           É ideal para ser utilizada como elemento isolado ou em maciços em grandes jardins e parques e a multiplicação é feita através das brotações laterais.
          Outros nomes populares são: macabomangarásmangará-mirimmangaretomangarito,  taiá ou yautia,





17 comentários:

  1. E essa ainda por cima parece ser a da especie comestivel, que é uma delícia!!

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber se vocês poderiam me vender ao menos dois tubérculos da taioba gigante, duas mudas da flor de lótus, Margaridinha (Coreopsis tinctoria), Suzana-dos-olhos-negros (Thumbergia alata ) e rosa louca (Hibiscus mutabilis.

    Desde já agradeço a atenção dispensada.

    Grato,

    Romney Siqueira

    email: romneysiqueira@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde, Romney. Ainda não estamos produzindo, mas em breve poderemos fornecer-lhe essas mudas.
    Aguarde!
    E agradecemos pelo interesse.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FICARIA AGRADECIDO SE PUDESSEM ME VENDER ALGUNS TUBÉRCULOS DESSA MARAVILHA, COM DESPESAS DE CORREIO TUDO PAGO, PARA FORA DO PAÍS.

      É SÓ COLOCAR NUMA CAIXINHA E MANDAR.

      AGUARDO

      osenhortodopoderoso@hotmail.com

      Excluir
  4. Encontrei uma folhagem, gigante, parecida com a sua Taioba gigante. O tamanho é muito maior que a sua planta. Será que tem jeito de enviar as fotos que tirei dela?

    ResponderExcluir
  5. Este blog ainda está ativo? Gostaria de saber se essa também é comestível, e já que se passou 1 ano depois da postagem, se já estão disponibilizando para a venda. Grato.

    E-mail euvouquevou@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. GOSTARIA DE COMPRAR 02 OU 03 TUBERCULOS, TEM COMO FAZER CONTATO ( eustaquio-goncalves@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Estou procurando as seguintes plantas: inhame preto, tambá tajá (planta adão e eva), gengibre magnífico, palmito jussara e papiro do nilo.
    Caso tenham (muda, rizoma ou bulbo) e queiram vender entrem em contato. wladmirpadua@gmail.com
    Aguardando resposta.

    ResponderExcluir
  8. Ola. Eu estou a procura dessa planta ha bastante tempo. Voces podem me vender uma muda ou tuberculo? Eu ficaria muito grato.
    marcelosap@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho mudas dessa taioba gigante.....favor contatar no e-mail: rodrigosett@yahoo.com.br

      Excluir
  9. olá!!! vi hoje esse post e estou encantado pela planta? como vi que o post é de 2011 será que agora vocês teriam mudas para vender???

    ResponderExcluir
  10. Eu também desejo muito tela eu já possuo a alocasia gigante mais é imã espécie venenosa e suas folhas não são tão belas quanto estas também estou interessado em outras folhagens já que são minhas plantas prediletas e é difícil encontrar folhagens a venda em sites de confiança; se alguém souber de sites escreva no comentário

    ResponderExcluir
  11. Gostaria muito de saber detalhes sobre a venda e compra de plantas raras,assim como receber informações sobre tudo o que vocês têm. Taubaté, Vale do Paraíba, SP. Obrigado

    ResponderExcluir
  12. Sou de MatoGrossoDoSul e sempre vou a São José do Rio Preto. Se vocês tiverem muda dessa planta para vender eu ficaria muito grato.
    Tenho família e amigos em São José do Rio Preto e eles podem pegar aj muda para mim.

    ResponderExcluir
  13. theloadedman@yahoo.com
    Me enviem um e-mail

    ResponderExcluir