domingo, 13 de fevereiro de 2011

Cuféia-cara-de-morcego (Cuphea llavea )


              Depois de muito procurar, conseguimos essa planta na Floricultura Úrsula no Rio Grande do Sul. Tínhamos dúvidas se íriamos ter sucesso com ela no nosso clima tão quente, mas a cada ano ela fica mais e mais bonita! Cultivamos a nossa no solo, mas breve faremos experiências em vasos para vermos como ela se comporta.
              Herbácea perene originária do México que de acordo com o clima pode se comportar como anual. Suas flores tubulares com detalhes em violeta terminam em 2 pétalas vermelho brilhante que levaram a planta a ganhar o típico nome popular. Chega até 60 centímetros de altura e pode-se cultivá-la como forração em grandes maciços e  bordaduras sempre a sol pleno, tolerando meia-sombra. Prefere climas quentes, solos bem drenados e é muito resistente à secas, mas é resistente a até 6° C. Sua floração ocorre durante a primavera se estendendo até o outono. O solo deve ser rico em matéria orgânica e mantido úmido e a reprodução é feita por sementes e estacas herbáceas, também ocorrendo naturalmente por mergulhia nos canteiros. É muito atraente para beija-flores, borboletas e abelhas. Quanto ã pragas as mais comuns são pulgões e moscas-brancas.
             Também é chamada de Ratinho, planta de São Pedro e Orelhas de Coelho, mas achamos  Cara de Morcego (Batface  mais ilustrativa., porque, olhando-se a flor de frente, vê-se claramente a criaturinha muito frequente em filmes de terror. Existem também  variedades dobradas, registradas como Cuphea llavea "Flamenco Samba" e C. llavea 'Totally Tempted´ .
Aqui Natália, filha de nossos grandes amigos Samyr e Flávia, que como toda criança, se diverte com a flor.

 Uma brincadeira que gostamos de fazer com as crianças (e que adultos também curtem) é comparar a flor morcego com a flor borboleta (Clerodendron ugandensis).


4 comentários:

  1. tá tudo lindo!!! parabéns!!!
    amei a misturinha da borboleta azul com a morceguinha! rs.

    ResponderExcluir
  2. Lindo!
    Como posso adquiri mudas ou sementes dessas lindezas.!!
    Vocês tem para fornecer?
    Grata.
    Beatriz.

    ResponderExcluir
  3. Muito legal a comparação da flor morcego com a flor borboleta.
    Gostei do efeito visual da Cuféia-cara-de-morcego. Adoro plantas de sol pleno!

    ResponderExcluir
  4. Oiii Murilo foi eu mesma quem tirou a foto!! A cuféia é linda mesmo..

    ResponderExcluir