domingo, 27 de fevereiro de 2011

Eritrina do Texas (Erythrina herbacea)

              Esse arbusto é um dos destaques da nossa coleção, por sua forma escultural e aparência exótica, assim como por suas belas flores. Foi presente do colecionador e produtor de plantas e, principalmente, grande amigo e colaborador Edilson Giacon de Limeira, SP. Quase perdemos essa muda quando a ganhamos! Voltando da produção do Giacon quase sofremos um acidente, onde fui forçado à frear bruscamente o carro, lançando o vaso no assoalho do carro e quebrando vários galhos! O Murilo quase infartou! Mas felizmente, depois de plantada onde viria a ser seu lugar definitivo, ela se recuperou muito bem, brotando vários galhos novos. Só nos dá trabalho, às vezes, quando é atacada por cochonilhas, o que prejudica um pouco sua floração.
               Este raro arbusto originário do sul dos Estados Unidos, da Flórida até o Texas, é uma raridade no Brasil e cobiçado por colecionadores de plantas ornamentais.
               De porte compacto, atinge em média 90cm, mas pode chegar a 1,5m, pouco ramificado com galhos  revestidos por pequenos espinhos e  folhas  compostas, alternas e com três folíolos com um formato curioso, que lembra uma flecha. É um planta caducifólia,  o que quer dizer que durante o inverno fica desprovida de folhagem. A base do seu caule, quando adulta, fica dilatada, lembrando uma Pata de Elefante (Beaucarnea recurvata).
               No final do inverno surgem as inflorescências de até 15 cm de comprimento, em cachos de flores rosa-avermelhado, com formato que parece feito para um bico de beija-flor, os quais são muito atraídos por elas, além das borboletas e abelhas. Os frutos são vagens cilíndricas repletas de sementes vermelhas, com uma mancha preta e tóxicas.
               É cultivada sob sol pleno, solo arenoso acrescido de matéria orgânica, resistindo bem à secas, sendo ótima para vasos, jardins rochosos, contrastando com cactos e suculentas, e mesmo como elemento isolado no jardim.
               A propagação é feita através de sementes.
               Nos Estados Unidos é conhecida com Feijão Cherokee ou Feijão Coral.


                                       Quando a plantamos tínhamos que protegê-la das galinhas!

Um comentário: